O inverno é a época do ano em que é mais fácil engordar, certo? Errado!!! Apesar da impressão comum de que, quando o frio começa, a fome aumenta e o corpo fica mais mole, na realidade essa época do ano pode ser uma grande aliada no emagrecimento.

As baixas temperaturas do inverno são grandes parceiras da boa forma. Segundo especialistas, para se manter aquecido, o corpo aumenta o gasto calórico em até 10%. Agora é a época de malhar pesado, fazer exercícios e se alimentar bem. É um empurrão e tanto para não chegar no verão desesperado por uns quilos a menos.

Selecionamos algumas maneiras para que aproveite melhor a aceleração do metabolismo nessa época para perder peso:

Saciedade e hidratação

Ingerir alguns tipos de alimentos ajuda ainda mais no sucesso da dieta. As sopas e caldos, além de aquecerem o corpo e manterem a imunidade em dia, dão saciedade. Já que as pessoas tendem a ter mais fome no inverno, as sopas podem ser usadas como entrada, o que diminui a vontade de comer outras coisas – mas cuidado com os ingredientes gordurosos, como queijos e leite integral. Outra vantagem é que sopas são fonte de hidratação, nos dias frios, varias pessoas bebem ainda menos água e isso não é bom.

Consumir frutas, legumes e verduras

Ingerir alimentos saudáveis é uma regra para o ano inteiro, então, a base da alimentação saudável e da perda de peso é investir nos ingredientes leves, como frutas, legumes (de preferência com índice glicemico baixo) e verduras. As fibras também aumentam o gasto calórico.

Recorrer a versões quentes de comidas leves

Se não dá para fugir da salada, o melhor é adaptá-la ao clima. No caso das verduras e legumes, a versão cozida aquece mais o corpo, proporcionando praticamente os mesmos benefícios. É possível também preparar sopas, cremes, omeletes e suflês com esses alimentos, sem prejudicar o sabor. Em relação as frutas, como maçã e banana, experimente aquecê-las no forno ou no microondas e salpicar canela em pó e se preciso, adoçante, para dar uma cara de sobremesa ao item saudável.

Ingerir alimentos termogênicos

Usar canela para temperar as frutas mornas não ajuda só a dar um gosto melhor a elas, mas também a acelerar ainda mais o metabolismo. Por ser um ingrediente termogênico, a canela ajuda o corpo a queimar mais calorias, já que acelera o organismo. O mesmo acontece com pimenta, alho e cebola – que só não devem ser consumidos por hipertensos e pessoas com doenças do trato intestinal.

Substituir chocolate-quente por chás

Em vez de optar pelo tentador chocolate-quente, tente os chás de gengibre, chá verde e até mesmo o de canela. Isso porque eles são termogênicos, aceleram o metabolismo e facilitam a queima de calorias e, logo, a perda dos quilos extras. Novamente o lembrete para hipertensos terem cuidado com a ingestão desses ingredientes.

Controlar as quantidades

Uma alimentação saudável nessa época do ano não implica, necessariamente, na eliminação de itens mais calóricos. Não é preciso evitar totalmente a canjica da festa junina, o chocolate-quente ou o fondue. Se não for possível preparar uma receita mais light, o ideal é controlar as quantidades para não exagerar na dose e estragar o progresso.

Não parar os exercícios

O frio desencoraja muita gente na hora de ir para a academia, mas, é importante continuar a rotina de exercícios para aumentar a queima de calorias. O mais difícil será sair de casa ou do trabalho e ir para academia, mas depois que chegar lá, certamente frio você não passará. Deixe sua mochila pronta na noite anterior, assim não terá desculpa de ter que montar a mochila para sair de casa e se for para academia depois do trabalho, leve a mochila para lá e vá direto para academia. Depois você se sentirá muito melhor ao chegar em casa, com a sensação de dever cumprido.

Bons professores saberão como te motivar e orientarão você na atividade que lhe agradar. Os exercícios devem durar no mínimo 30 minutos seguidos para fazer algum efeito visível e a regularidade de pelo menos três vezes por semana é suficiente!

Receba mais dicas de nosso blog VIDAFIT em seu email, cadastre-se aqui. É rápido e grátis!

       

FALE CONOSCO

 

(14) 3361 3577
  botucatu@vidaacademia.com.br
Av. Prof. Rafael Laurindo, 240 - Jd. Paraíso - Botucatu/SP - CEP 18610-302
Cancelamento de Contrato

FUNCIONAMENTO

 

Segunda a Sexta das 6h30 às 22h.
Sábado das 9h às 12h.