Parece difícil conquistar uma vida saudável a curto e longo prazo? Descubra os principais motivos e encare o desafio para a mudança!

 

Nos dias de hoje, levar uma vida saudável nem sempre é tarefa fácil. Afinal, dedicação, disciplina e comprometimento não podem faltam. É preciso suar muito e nadar contra a maré, por isso a desistência costuma ser elevada. Mas se você quer conquistar o bem-estar a curto e longo prazo e mantê-lo por toda a vida, o primeiro passo é reconhecer os principais motivos que te impedem e encarar o desafio da mudança. Preparada(o)?

1. Falta de disciplina na alimentação

Dispor de uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para manter a saúde em dia e conquistar qualidade de vida. Quem nunca começou a dieta na segunda-feira e terminou na sexta “enfiando o pé na jaca”?

Isso acontece porque o comportamento alimentar de cada indivíduo foi construído ao longo de toda a vida e qualquer mudança brusca sinaliza ao cérebro que está acontecendo algum problema, logo, tendemos a sabotar a iniciativa.

A alimentação não precisa ficar monótona para superar esse desafio, pois pequenos ajustes em sua rotina podem trazer excelentes resultados. Se você sentir que precisa de ajuda, em uma academia que leva a sério os resultados de seus alunos você encontrará o suporte que precisa e de forma acessível.

2. Não treinar regularmente

Para garantir seus efeitos no corpo e na mente, a curto e longo prazo, o exercício físico deve ser feito com regularidade. Porém, novamente nos vemos impactados pelos hábitos de vida, que atualmente reflete em 47% dos brasileiros que não praticam atividades físicas suficientemente, segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Se você faz parte desta porcentagem, é hora de mudar! Você vai precisar no começo só de 45 minutos do seu dia, pelo menos duas vezes na semana. E garantimos, em pouco tempo se sentirá mais disposto e motivado. Também é possível realizar os exercícios virtualmente pelo aplicativo da Vida On-line!

Exercite-se em casa com os melhores professores e as melhores aulas. Caso ainda não seja aluno, experimente um dia de Vida grátis!

3. Não contar com apoio ou companhia

Ter companhia para treinar ou participar dos hábitos saudáveis é sempre uma motivação a mais. Quando há o apoio da família ou amigos o desafio se torna mais fácil e os resultados mais satisfatórios.

Por outro lado, se apenas você estiver disposto a mudar dentro de casa, não desanime! No próprio ambiente da Vida Academia você terá a oportunidade de conhecer pessoas e profissionais que vão te motivar. Permita-se experimentar, afinal, o que você teria a perder?

4. Beber a quantidade de água insuficiente

A hidratação adequada está relacionada a diversos processos de manutenção do nosso organismo, portanto é fundamental e merece atenção. Os profissionais de saúde recomendam pelo menos dois litros de água por dia, porém sabemos que cada indivíduo é único e a sede está relacionada a muitos fatores, inclusive ambientais. Portanto, fique atento ao seu corpo e não espere ter sede, pois este é um alerta de que o organismo já chegou ao limite.

Quem possui dificuldade em tomar vários copos de água diariamente pode contar com a ajuda de sucos de frutas naturais e chás, mas sem abusar! A água natural, seja potável ou mineral, ainda é insubstituível e vale a pena entender os motivos e até mesmo buscar por diferentes tipos de água.

5. Dormir pouco ou mal

O nosso corpo fica sobrecarregado de atividades ao longo do dia todo, por isso a qualidade do sono é fundamental para a saúde e longevidade. Dormir pouco ou mal atrapalha diversas áreas da nossa vida, como concentração, força física, saúde emocional e muito mais. Portanto, priorize uma boa noite de sono!

A prática regular de atividades físicas ajuda na liberação de diversas substâncias em nosso corpo que contribuem para uma boa noite de sono. Também é válido observar se a quantidade de horas que você dorme é suficiente.

Profissionais de saúde ainda recomendam evitar o uso de dispositivos eletrônicos nas horas que se antecedem ao sono, pois inibem a liberação de melatonina, hormônio que promove o relaxamento do corpo.

Seja a mudança

Reconheceu esses motivos na sua rotina? Só você pode buscar a mudança. Dê o primeiro passo e perceba que uma vida saudável está ao seu alcance!

 

 Gostou do conteúdo? Continue por aqui, trazemos sempre novidades!

Compartilhe